domingo, 25 de abril de 2010

FUNDADORES DA CAPOEIRA - MESTRE BIMBA E MESTRE PASTINHA

Mestre Pastinha - Vicente Ferreira Pastinha (1889-1981)

Criador do Jogo de Capoeira Angola

"Ninguém pode mostrar tudo o que tem. As entregas e revelações tem que ser feitas aos poucos. Isso serve na Capoeira, na família e na vida. Há momentos que não podem ser divididos com ninguém e nestes momentos existem segredos que não podem ser contados a todas as pessoas."
                                                                                                            Mestre Pastinha

- Nascido em Salvador, iniciou a prática da Capoeira aos oito anos de idade.
- Em fevereiro de 1941, fundou o Centro Esportivo de Capoeira Angola, no Pelourinho. Esta foi sua primeira academia-escola de Capoeira. Disciplina e organização eram regras básicas na escola de Mestre Pastinha.
- Viajou boa parte do mundo levando a Capoeira para representar o Brasil em vários festivais de arte negra. 
- Escreveu um livro, Capoeira Angola, publicado em 1964, pela Gráfica Loreto.
- Trabalhou muito em prol da Capoeira, divulgou a arte o quanto lhe foi possível e foi reconhecido por muitos famosos que se maravilharam com suas exibições.
- No dia 12 de abril de 1981, Pastinha participou do último jogo de sua vida.
Capoeira Angola
Jogo de Capoeira Angola: Na Capoeira de Angola, vale mais a astúcia do que a força muscular. O método de Pastinha, ensinado regularmente desde 1910, consiste em golpes desferidos quase que em câmara lenta. O capoeirista fica a maior parte do tempo com o corpo arqueado e sua ginga é de braços soltos, relaxados, porque a tática era se fazer de fraco diante do oponente. Os golpes não tem pressa de chegar, mas quando chegam o fazem de forma harmoniosa. Muitas pessoas que conheceram a Capoeira Angola acham que ela é menos violenta, pois os golpes são desferidos em câmera lenta, mas às vezes chega a ser mais perigosa que a Capoeira Regional. Como Mestre Pastinha dizia: "Capoeira Angola é, antes de tudo, luta e luta violenta."

Mestre Bimba - Manoel dos Reis Machado (1900-1974)

Fundador e Rei da Capoeira Regional

“Em 1928, eu criei, completa, a Regional, que é o batuque misturado com a Angola, com mais golpes, uma verdadeira luta, boa para o físico e para a mente”. Assim nasceu a Capoeira Regional Baiana".
Nascido em Salvador, foi iniciado na capoeira aos doze anos de idade e começou a ensinar capoeira em 1918. 
                                                                                Mestre Bimba.


-Nascido em salvador, foi iniciado na Capoeira aos 12 anos de idade. Aos 18 anos começou a ensinar a arte da Capoeira.
- Mestre Bimba era um dos capoeiristas mais conceituados de sua época, pois, era muito carismático, excelente lutador e temido por alguns.
- Mesmo sendo um “cantador” e percussionista admirável, era discriminado por grande parte dos artistas e intelectuais de Salvador (por ter criado a Capoeira Regional), porém era muito venerado por seus alunos.
- Na década de 1930, Getúlio Vargas tomou o poder e, procurando apoio popular para a sua política, que incluía a “retórica do corpo”, permitiu a prática (vigiada) da capoeira: somente em recintos fechados e com alvará da polícia. Mestre Bimba aproveitou a brecha e abriu à primeira “academia”, dando inicio a um novo período – o das academias – após o período de escravidão e de marginalidade (Capoeira 2006, p.51).
- Bimba foi moldando a capoeira de ataque e defesa usada por desordeiros e pessoas de classes mais humildes, numa luta com método de ensino próprio, tornando-a um verdadeiro curso de Educação Física e criando rituais como: Batizado, Formatura e Especialização, seguindo padrões sociais e acadêmicos, pela própria nomenclatura.
- Em 1953, fez uma apresentação para Getúlio Vargas e recebeu o abraço do presidente, que afirmou que “a capoeira é o único esporte verdadeiramente nacional”.
Referências:
CAPOEIRA, Nestor. Capoeira: pequeno Manual do Jogador. 8ªed.- Rio de Janeiro: Record, 2006.
CAMPOS, Hélio. Capoeira na Universidade: uma trajetória de resistência. - Salvador: SCT, EDUFBA, 2001.

Um comentário:

  1. pra defender a capoeira é preciso saber a fundo sua historia pastinha nao criou a capoeira angola embora tenha sido um grande nome ajudou a organizar, mas a capoeira angola ja existia antes dele nascer... o capoeirista mais antigo em relatos é teodorinho trinca ferro do município de são mateus Espirito Santo.

    ResponderExcluir