quarta-feira, 5 de maio de 2010

Cerimônia de Inauguração da Frente Parlamentar em Defesa da Capoeira.

Nesta quarta-feira dia 05 de maio de 2010, foi inaugurada oficialmente, a Frente Parlamentar em Defesa da Capoeira da Câmara dos Deputados.
Os fundadores da frente, Deputado Federal Márcio Marinho(PRB/BA) e o Deputado Federal Flávio Bezerra(PRB/CE), iniciaram a solenidade no hall de acesso ao salão verde, no anexo II da Câmara e deram continuidade ao evento no plenário da comissão de orçamento.

A abertura do evento seguiu com uma apresentação de um "Coral de Berimbaus" tocando o hino nacional, com regência pelo Grupo de Capoeira N'golo, representado pelos Mestres Igor e Dionízio, professores e alunos.

Na comissão de orçamento, o Vice-Presidente da frente, Deputado Flávio Bezerra (PRB/CE) recebeu uma homenagem do grupo, com uma demonstração da dança "puxada de rede"(tradicional da capoeira), que encena pescadores saindo do mar. O parlamentar homenageado, conhecido como "Deputado da pesca", ficou bastante emocionado e aproveitou a oportunidade para tocar um Berimbau que ganhou de presente, mostrando ter habilidade na arte da Capoeira.
  
Estavam presentes na solenidade, várias autoridades: parlamentares, representantes de ministérios, mestres, contra-mestres, professores e alunos, além de mais de 50 idosos que participam da Capoterapia - fundada pelo Mestre Gilvam, de Brasília.

A presença ilustre do Mestre Curió, representante da Capoeira Angola da Bahia, foi o destaque da cerimônia. Com mais de 80 anos, este grande ícone da Capoeira mostrou toda a sua experiência na arte da Capoeira. Durante o debate e no encerramento do evento, por ser o Mestre mais velho presente, conduziu uma roda de Capoeira com mais de 100 capoeiristas.

O Presidente da frente da Capoeira, Deputado Márcio Marinho(PRB/BA), debateu sobre alguns temas relacionados a Capoeira com mestres e outros capoeiristas, dentre eles, os objetivos da frente e  as principais idéias e reivindicações da classe.
Segundo o Presidente, a Frente Parlamentar da Capoeira foi criada com a intenção de valorizar a Capoeira e seus integrantes, no sentido de garantir a esta classe o direito à aposentadoria, e ao reconhecimento da profissão, de dar suporte às associações de capoeira que desenvolvem trabalhos sociais, além de receber propostas, projetos e todos os tipos de reivindicações dos capoeiristas, como forma de representá-los aqui, no Congresso Nacional.Ressaltou também a importância histórica e cultural da Capoeira e precisa ser mantida.
"Os capoeiristas deverão trazer a frente suas propostas, suas idéias e reinvidicações, para que possamos discutir aqui e por meio de reuniões, audiências públicas e  fóruns, buscar atender a esta classe que está distribuída em todo o Brasil e merece reconhecimento aqui no Congresso Nacional".
O Mestre King, representante da Capoeira Angola também estava presente no evento. Como ele, a maioria dos capoeiristas seguidores desse estilo de jogo que é o mais antigo, destacaram que é necessário se fazer um estudo mais aprofundado da Capoeira e realizar grandes debates, pois eles acreditam na Capoeira como manisfestação cultural e não como esporte.

O encerramento da solenidade contou com uma roda de Capoeira Angola e Capoeira Regional.

A FRENTE PARLAMENTAR DA CAPOEIRA, REPRESENTADA NA FIGURA DO PRESIDENTE, DEPUTADO MÁRCIO MARINHO (PRB/BA), destaca que não adotou nenhuma linha de pensamento e não busca defender nenhuma das várias formas de fazer Capoeira, seja ela Angola ou Regional, seja como esporte, seja como patrimônio histórico brasileiro, seja como cultura.
A intenção e valorizar a Capoeira de uma maneira mais ampla. Criar uma representatividade da Capoeira denro do Congresso Nacional, buscando um reconhecimento de acordo com o que for apresentado e reivindicado por todos os capoeiristas.

Fale com o presidente: (061)  - 3215-5326 / dep.marciomarinho@camara.gov.br
Fale com o Vice-Presidente: (061) 3215-5422/ dep.flaviobezerra@camara.gov.br

Saudações a todos os capoeristas!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário